31/01/2010

AS CINCO INFLAMAÇÕES QUE MAIS ATACAM NAS CAMINHADAS

SÍNDROME DA BANDA ILIOTIBIAL
*Quando você sente dor na lateral externa do joelho

O QUE É
Inflamação da camada de tecido que sai do osso ilíaco (na região do quadril), desce pela lateral externa da coxa e se conecta à parte superior da tíbia, próximo ao joelho.

SINTOMAS
No início, a dor no lado de fora do joelho aparece depois de alguns minutos caminhando. Se caminhar e parar, o incômodo desaparece. Em um estágio avançado, a dor fica constante e surge em qualquer situação de movimento.

CAUSAS
Musculatura posterior da coxa encurtada.
Diferença de comprimento entre as pernas (que gera maior tensão e consequente sobrecarga no lado mais curto).
Perna em arco (joelho genuvaro) ou em "X" (joelho valgo), que aumenta a tensão na parte externa da perna.
Pronação (pisada para dentro).

CUIDADOS IMEDIATOS
Gelo no local, em sessões de 20 minutos pelo menos duas vezes ao dia, e alongamento dos músculos posteriores e laterais da coxa.




TENDINITE PATELAR
*Quando você sente dor logo abaixo da patela, na frente do joelho

O QUE É:
Inflamação do tendão que vai da patela (antigamente chamada de rótula) à parte anterior da tíbia. Essa lesão recebe o apelido de "joelho de saltador", pois movimentos de impacto, como saltos, agravam o quadro inflamatório.

SINTOMAS
Dor pontual na frente do joelho, bem abaixo da patela. No estágio inicial, sente-se a dor parado, apalpando a região, normalmente depois de correr ou saltar. Se a lesão está mais avançada a dor se intensifica principalmente para descer escadas ou rampas, já que o joelho é sobrecarregado nessas condições. Em situações críticas a dor é constante. Procure orientação para ter certeza de que o que você tem é tendinite patelar e não condromalácia - amolecimento da cartilagem da patela - , que tem sintoma similar.

CAUSAS
Desequilíbrio muscular entre as partes posterior (de trás) e anterior (frente) da coxa.
Rotação da tíbia para dentro.
Má postura.
Sobrecarga da articulação sem períodos de descanso.
Excesso de atividade física com repetição de movimento.
Crescimento muito rápido na adolescência.

CUIDADOS IMEDIATOS
Gelo no local, em sessões de 20 minutos pelo menos duas vezes ao dia, e alongamento dos músculos posteriores e laterais da coxa. Não realize exercícios com salto.


PERIOSTITE TIBIAL OU CANELITE
* Quando você sente dor na parte da frente da canela

O QUE É
Popularmente chamada de canelite, trata-se da inflamação na região inferior da perna, seja do tendão, seja dos músculos ou da camada que recobre a tíbia (principal osso da canela).

SINTOMAS
Dor que pode lembrar uma queimação, normalmente no terço inferior da tíbia, mais próximo do pé. No começo, o incômodo aparece durante a atividade física, mas some no repouso. Se apalpar a região, vai estar bem dolorido. Com mais volume de corrida, a dor aumenta.

CAUSAS
Excesso. Noventa por cento dos casos estão associados ao abuso nos treinos e caminhadas.
Pronação excessiva.
Pé plano.
Panturrilha encurtada.
Caminhadas em pisos rígidos como o concreto.
Projetar o tronco muito para a frente.

CUIDADOS IMEDIATOS
Gelo no local, em sessões de 20 minutos pelo menos duas vezes ao dia, e alongamento dos músculos posteriores e laterais da coxa.


TENDINITE CALCÂNEA
* Quando você sente dor no tendão de Aquiles

O QUE É
Inflamação no antigo tendão de Aquiles, chamado hoje de tendão calcâneo. Ele se localiza no calcanhar e é o tendão de maior diâmetro do corpo humano (cerca de 13mm nas mulheres e 14 nos homens).

SINTOMAS
Dor na região logo que a pessoa dá o primeiro passo do dia (incômodo que geralmente melhora com o corpo aquecido). E, ao apalpar o tendão, sente-se dor e inchaço no local.

CAUSAS
Pronação excessiva.
Encurtamento da panturrilha, consequência da falta de alongamento.
Excesso de exercícios, que causa sobrecarga na região.
Aquecimento inadequado somado aos treinos exagerados.

CUIDADOS IMEDIATOS
Gelo pelo menos duas vezes ao dia, em sessões de 20 minutos. Alongue bastante a panturrilha e fique de repouso. Em alguns casos, uma calcanheira de silicone ou gel aumenta o amortecimento dos calçados usados fora dos treinos.


FASCITE PLANTAR
*Quando você sente dor na sola do pé

O QUE É
Inflamação da fáscia, tecido que reveste a sola do pé.

SINTOMAS
A dor aparece na sola do pé no primeiro passo do dia, ao sair da cama. Existe uma expressão em inglês para alesão, em função desse sintoma: "Good morning, heel pain" (bom dia, dor no calcanhar). Dependendo da pessoa, a sensação é de que existem pedras dentro do sapato enquanto você anda.

CAUSAS
Excesso de treino (sobrecarga mecânica).
Uso de tênis velho. O movimento de repetição sem o amortecimento adequado provoca um estiramento da fáscia a inflama a região.
Salto alto piora o quadro das mulheres que já estão com esse tipo de lesão.
Pé chato ou com a curvatura da sola muito acentuada também força o tecido da sola do pé.

CUIDADOS IMEDIATOS
Sessões de gelo nas primeiras 48 horas em que se sentiu a dor. Alongue a panturrilha e a sola do pé, flexionando-o e puxando os dedos na direção da canela. Evite andar descalço, porque a sola de seu pé está mais sensível.

Fonte: Revista Runner's World junho/2009



FALE COM O FISIOTERAPEUTA: fisio.marcelo@gmail.com

5 comentários:

  1. OLÁ BOM DIA, NOS ULTIMO DIAS SINTO UMA FORTE DOR NA PARTE SUPERIOR DOS PÉS, O QUE SERÁ?

    ResponderExcluir
  2. TENO A MSMA DOR PERTO DO DEDO ANELAR É HORRIVEL PARACE QUE ENFIA AGULHAR NO PÉ TB NÃO SEI O QUE É SERA QUE ALGUEM PODE ME DIZER.

    ResponderExcluir
  3. queria saber se alguem sabe o que tenho.meu pé doi muito em baixo do dedo anelar nao consigo por o lado direito do pe no chao ande ate mancando,dá umas fisgadas terriveis.alguem tem isso?

    ResponderExcluir
  4. oi eu tenho uma inflamação no joelho direito no menisco e uma inflamação de 2mm sera que so sara operando ou eu posso faser algum tratamento???

    ResponderExcluir
  5. Oi eu fico com meu pé inchado, na parte de cima e quando eu aperto ele doi, mas não é seguido, o que será que tenho?
    Com qual especialista eu deveria procurar??

    ResponderExcluir