LOMBALGIA E DOR CIÁTICA. O QUE FAZER?

Lombalgia: Dor na região lombar resultante da irritação ou inflamação dos tecidos na unidade funcional.

Ciatalgia: Dor referida ou alteração da sensibilidade ao longo da raiz nervosa. Pode ser em forma de “queimação”, “dor” ou “formigamento” na região lombar, nádegas, ao longo da coxa (na região lateral e posterior), ao longo da panturrilha (batata da perna) ou mesmo tornozelo ou dedos do pé.

Várias podem ser as causas da dor desde um deslizamento vertebral, fratura, hérnia de disco, pinçamento nervoso ou postura incorreta.

É importante uma avaliação médica para determinar a causa da dor e o melhor tratamento.

Algumas medidas podem aliviar a dor e até diminuir o surgimento dela, como reeducação postural, calor local e alongamentos.

Calor local: o uso de calor em forma de bolsa d’água quente ou compressas provoca relaxamento muscular local podendo aliviar a dor.

Exercícios de alongamentos: aumenta a flexibilidade da coluna ajudando na correção da postura e no alívio da dor.

Alguns exercícios:

1) Deitado sobre uma superfície firme, de barriga para cima com as duas pernas dobradas e os pés apoiados no chão , puxar as duas pernas juntas em direção ao abdome até a flexão máxima. Manter esta posição por 1 minuto ou até que sinta um relaxamento e alongamento da musculatura lombar.





2) Na mesma posição anterior leve uma das pernas até o abdome e depois volte a posição inicial. Repita com a outra perna.






3) De pé com as pernas ligeiramente afastadas e o tronco ereto, lateralize suavemente para a direita e depois para a esquerda. Sem flexionar ou esticar demais o tronco.









4) De pé encostado em uma parede com os pés afastados dela de 15 a 30 cm. Contraia o abdome e flexione os joelhos, pressionando a região lombar de modo que ela fique “achatada” contra a parede. Em seguida estique os joelhos e repita.










FALE COM O FISIOTERAPEUTA: fisio.marcelo@gmail.com