EXERCÍCIO É O MELHOR ALIADO PARA DOR LOMBAR

A prática de exercícios físicos é a solução mais eficaz para prevenir dor na região lombar ou evitar novos episódios, segundo uma revisão científica publicada na edição de fevereiro do periódico "The Spine Journal". Pesquisadores revisaram 20 artigos científicos sobre diferentes tratamentos para a dor lombar em quem tem de 18 a 65 anos.

Entre o uso de suportes para as costas, reeducação postural, redução de carregamento de peso, políticas de prevenção no trabalho, uso de palmilhas e exercícios, a atividade física foi a mais eficiente.

As lombalgias respondem pela segunda maior causa de dor no mundo – perdendo somente para as dores de cabeça – e, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, devem atingir 80% da população. Entre os fatores desencadeantes estão tumores, cistos, lesões nos nervos, nas vértebras e nos discos e, principalmente, má postura, fraqueza nos músculos da região e uso errado do corpo. As dores causadas por esse último fator podem ser prevenidas com exercícios.

EXERCÍCIOS

Entre as atividades mais recomendadas, está o alongamento, que diminui o encurtamento das cadeias de músculos das costas e deve ser executado no mínimo três vezes por semana. Séries que contribuem para fortalecer a musculatura do abdômen também são importantes: quando esses músculos são fracos, o centro de equilíbrio do corpo é desalinhado, causando sobrecarga nas costas e dor. No entanto, o paciente deve respeitar seu limite.

OUTROS FATORES

Além da atividade física, perder o peso em excesso, reeducar a postura e se livrar do tabagismo são essenciais para uma terapia bem-sucedida, diz o reumatologista José Goldenberg, professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Má postura também contribui para a dor. Dormir e carregar peso de forma errada e passar longos períodos em uma mesma posição ajudam a sobrecarregar a coluna. Por isso, além das atividades físicas, é preciso reeducar o corpo.

Fonte: Folha de S. Paulo







FALE COM O FISIOTERAPEUTA:
fisio.marcelo@gmail.com