DOR NO ARCO DO PÉ? TENTE ALGUMAS RECEITAS CASEIRAS

BOM E BARATO


  • Role uma garrafa d'água congelada embaixo do arco do pé;

  • Alongue o arco do pé antes de se levantar da cama;

  • Alongue a panturrilha antes e depois das corridas;

  • Diminua o volume de treino e faça cross-training;

  • Faça massagem rolando uma bolinha de golfe embaixo do arco plantar.




Fonte: Revista Runner´s World - Edição 18


FALE COM O FISIOTERAPEUTA: fisio.marcelo@gmail.com

COMO COMBATER UMA LESÃO DIFÍCIL DE LARGAR DO SEU PÉ


A fascite plantar é uma lesão que provoca dor no arco do pé e também frustração. A recuperação é lenta e o índice de recorrência, alto. As causas mais comuns são o esforço repetitivo e o excesso de pronação, que provocam microrrupturas e inflamação na fáscia plantar (tecido que recobre a planta do pé). Para lidar com isso, o corpo coloca um aglomerado de fibras sobre a área lesionada. Como essa nova camada não tem tanta elasticidade, a fáscia fica vulnerável a outras lesões. Se você sente dor no calcanhar há mais de três meses, já experimentou outros tratamentos sem sucesso e está diposto a pagar, literalmente, para ter alívio, fale com seu médico sobre os procedimentos inovadores apresentados a seguir.

TERAPIA POR ONDAS DE CHOQUE
MÉTODO:
As ondas concentradas estimulam a produção de colágeno, contribuindo para a cura da lesão. Há duas opções de tratamento: com alta energia (rápido, mas doloroso, e requer sedação) e com baixa energia (você fica acordado, mas faz várias sessões).
RESULTADO: Pesquisas indicam índices de cura de cerca de 80% em pacientes que não responderam a outras terapias. "Após a primeira sessão, virá a sensação de que a área foi alongada. Depois de mais duas, você vai perceber uma melhora dramática", afirma o fisioterapeuta americano Clint Verran.
CUSTO: Cerca de 500 a 800 reais por sessão.

PLASMA ENRIQUECIDO
MÉTODO:
O snague colhido do paciente é centrifugado o obtém-se um concentrado de plaquetas que é injetado na área lesionada. As plaquetas contêm fatores de crescimento que estimulam a regeneração do tecido.
RESULTADO: Pesquisas recentes sobre fascite plantar são promissoras. Stephen Pribut, podiatra (especialista em pé) em Washington (EUA), afirma que esse poderá ser o tratamento do futuro na medicina esportiva.
CUSTO: Cerca de 1000 a 3000 reais.

BOTOX
MÉTODO:
A toxina botulínica é injetada na fáscia para paralisar o nervo e reduzir a dor e a inflamação.
RESULTADO: Pacientes relataram redução significativa da dor após o tratamento. Mas, segundo Stephen, são necessárias pesquisas para avaliar os efeitos no longo prazo. E o botox pode bloquear a dor, mas não cura a lesão.
CUSTO: Cerca de 800 a 1200 reais por sessão.

AGULHAMENTO SECO
MÉTODO:
Usa-se uma agulha para fazer punções na fáscia plantar do pé. Assim, provoca-se um pequeno sangramento e as células sanguíneas são recrutadas para curar o tecido.
RESULTADO: "eu uso a técnica do agulhamento seco, e aeficácia é de aproximadamente 90%", afirma o radiologista Levon Nazarian, da Thomas Jefferson University, em Filadélfia (EUA).
CUSTO: Cerca de 500 a 1500 reais por sessão.



Fonte: Revista Runner´s World - Edição 18


FALE COM O FISIOTERAPEUTA: fisio.marcelo@gmail.com